header

OPRE reúne bolseiros para primeiro encontro residencial

12-11-2017
Os jovens bolseiros da 2.ª edição do OPRE – Programa Operacional de Promoção da Educação, promovido pelo Programa Escolhas em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, estão reunidos, este fim de semana, de 11 a 12 de novembro, para o 1ª Encontro Residencial, em Lisboa.

O momento formal de lançamento de mais uma edição desta iniciativa que apoia jovens estudantes do ensino superior, provenientes das comunidades ciganas e em situação de carência económica, contou com a presença dos 32 bolseiros – 14 dos quais raparigas e 18 rapazes.

Dirigindo-se aos jovens, aquando da abertura do encontro, a diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó, reforçou o compromisso assumido e anunciou, entre as novidades, a “introdução de mentorias feitas com especialistas das áreas de formação de cada aluno bolseiro” com vista a potenciar o seu sucesso escolar, além do acompanhamento já efetuado pelas mediadoras do projeto.

Com foco nas ferramentas que são colocadas ao dispor dos jovens, a presidente da Associação Letras Nómadas, Olga Mariano, relembrou o espírito que envolve a iniciativa: “A escola não é só uma obrigação. É isso que queremos desmontar. A escola é um crescimento e faz com que nós possamos ser tudo aquilo que quisermos, sem nunca deixar de ser quem somos”.

Nova edição com mais territórios e novas áreas de ensino
Com jovens provenientes de 22 concelhos do país, a 2.ª edição do OPRE marca também a expansão deste programa a alunos de novas áreas de ensino, anteriormente muito relacionadas com animação e serviço social.

Dos dez novos participantes, dois encontram-se em Curso Técnico Superior Profissional (áreas do Turismo e Serviços de Tecnologia e Apoio Gerontológico) e seis frequentam Licenciatura (Relações Públicas e Comunicação, Gestão de Empresas, Educação, Gestão Turística e Hoteleira, História e Medicina Dentária). Quanto aos restantes dois jovens, um encontra-se a realizar o Mestrado e outro está inserido em Unidade Curricular Isolada. 

O grupo abrange 25 jovens em ciclo de Licenciatura, dois em Curso Técnico Superior Profissional, dois em Mestrado e três em Unidades Curriculares Isoladas. Dos estudantes selecionados, 17 ingressaram este ano no 1º ano da faculdade, seis no 2º, dois no 3º e dois no 4º ano. O grupo engloba ainda dois jovens no 1º ano de Mestrado e 3 em Unidades Curriculares Isoladas. 

Comentários

    Não existem comentários